quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A LITURGIA


Queridos amigos!!!

Deixo aqui mais algumas informacoes. Cheguei aqui em Sao Francisco ja ha uns dez dias.Nao parei de meditar e fazer reflexoes tambem sobre a minha vida,vida esta que deve ser tomada pela acao do Espirito e prosseguir em busca do desejo de Deus a minha vida.Ao sair doBrasil me propus a estudar, desenvolver as minhas aptidoes e tomar parte de tudo que se faz da minha vida.Lendo a vida dos santos em especial a vida de Sao Francisco, em nemhum momento entrega pela metade.Jesus o grande Mestre dos mestres ,nunca se entregou ao pai pela metade..seu proposito foi completo em si mesmo como cordeiro a espiar sua vida em favor de muitos.
Nos devemos ser inpirados pelos modelos de vida primeiro de nosso salvador, em seguidas daqueles ,que por seguimento da CRuz do Cristo ,se fez seguir em uma identidade maior do que si mesmo.Como franciscano que sou e muito mais o serei ,almejo esta vida pra mim e a tranquilidade de minha alma.Sempre trabalhei em Sao Paulo, como professor da Rede Oficial do Ensino da capital,fui sempre professor.Tenho 21 anos de funcao na area a qual sou formado em Portugues e Ingles.Trabalhei muito com adolescentes e jovens muitos dos quais nao querem nada com a vida e sem perspectivas vao perambulando pela vida afora, ainda mais quando o declinio da escola publica no Brasil esta em frequente ascendese..Os professores sofrem .tem pesssimos salarios e outras desvantagens,, pois nao conseguem mais trabalhar e ver o fruto de seu trabalho render, a administracao da escola publica esta pessima , pois nao ha disciplina e organizacao, o que ha e muita forca e boa vontade da categoria em fazer retornar a um ensino de qualidade , onde a juventude possa ainda resgatar o direito a vida e ao ensino gratuito de qualidade..mais esta umpouco longe de ver. Durante meus ultimo anos no trabalho pude perceber tambem que o estado cria propostas e mas propostas educacionais,mas muitas delas parecem ultrapassadas a um tempo, que nao retorna mais, e o modelo atual de ensino nao acompanham boas perpectivas ao mercado de trabalho ,
e jovens ficam a mercer da sorte se um dia conseguem ou nao.Saem sem saber ler o u escrever e muito menos pensar na vida.Refletibndo sobre meu trabalho antes tambem me sinto cada vez mais resposavel por ser melhor em tudo que sou e faco.Enfim deixei a escola publica e vim a Sociedade de sao Francisco, em San Damiano Frairy , onde estou neste momento..aqui para a formacao de vida religiosa e a vida de San Francisco. Tenho um prazo pra ficar aqui, em media 3 a 4 anos se Deus assim o permitir.Desde que cheguei aqui pude participar de encontros, meditacoes na comunidade, conhecer algumas paroquias :
St Gregory, All Saint, and Chruch of the Advent of Christ the King, a Paroquia que voces irao acompanhar pelas fotos em explendida liturgia Anglo-Catolica.No Brasil fiz parte da Diocese Anglicana de sao Paulo e passei por tres Bispos meus tres grandes Pai em Deus: Dom Glaurco Soares de LIma. Sua Graca Revmo BIspo Hiroshi Ito e Dom Roger Bird. Dom Glauco me recbeu na Igreja e me deu a formacao....Dom Hiroshi Ito me Ordenou e Dom Roger Bird me incentivou a viver na fe da Igreja.sou muito gratos a todos.Por sua Ex,Revmo Riger Bird ajudou me comos tramitos legais em relacao cordial com o nosso Provincial Bro Jude and Richard, para que eu pudesse estar aqui em minha formacao. tambem sei que Sua Graca Revmo Bispo Roger Bird anseia por uma presneca autentica e franciscana em sua Diocese e, nos esperamos o mesmo.Bom aqui estou.Tenho visitado Igrejas com os irmaos ..caminhado ans ruas e visto a realidade tbem de perto...tambem ha muitas injusticas e muitos desempregados e pobres na Cidade de Sao francisco.Sao Franciscoe uma cidade linda, muita ara para se viver e casas ou aluguei sao o dobro dos precos de oputras cidades norte americanas, por iso muitos dormem ao relento e embora receam ajuda do governo, nai e o suficiente, entao sempre vao as paroquias e associacoes que fazem comidas para se alimentarem e tomar um banho e ou trocas de mudas de roupas,,as paroquias e comunidades recebem comidas verduras, paes, doces e muitos outras coisas, e a esta paroquias vao voluntarios que sejam da propria paroquias ou nao ajudar a cozinhar , lavar e limpar os alimentos a serem cozidos e depois distribuem na hora do almoco. tenho ido algumas paroquias anglicanas: St Gregory que esta na primeira foto logo abaixo, All Saint aos sabados pra fazer e distribuir e The Advent of Christ ond enas tercas servimos o almoco, outros moemtnos temo aulas de formacao na Comunidade e missas que se inica pela manha todos os dias as 6:00 da manha e 06:00 da tarde semnore comas oracoes antes da Eucaristia, que e celebrada por um dos irmaos em escalas na casa...etc.As domingos nao temos missas no Friary, vamso as paroquias. Cada um dos irmaos vao a sua paroquia e servem como podem em seus dons . Estive ja por duas vezes na Advent the Christ, o rito da Liturgia aqui e o bem tradicional, anglo catolico. A liturgia e magnifica aos meus ouvidos e meu coracao.Sinto-me muito bem.A missa e chamada de High mass, e cantada, usa-se muitos incensos, ha uma equipe muiot bem treinada para toda a cerimonia do antes e depois da Santa Missa, O padre canta no altar, usa roupas apropriadas como capas ao enrtrar em procissao e depo usa casula pra celebrar voces podem acompanhar a um modelo destas missas nas fotos que seguem. Muito interessante.. O rito e claro como em todas as nossas Igrejas espalhadas por ai afora tem sua diversidade liturgicas e sua maneira e forma de louvar a Deus. Para mim,,em se tratando de Brasil nao ha comparacao. O rito anglo-catolico me atrai e toda a sua performanse, sem desmerecer os outros. Partilhei do pao e do Vinho em nossas paroquais no Brasil e em algumas dela ,pude ate celebrar com a graca de Deus.A ultima dessas foi a Paroquia de Sao Lucas que a pedido de Sua Graca Dom Roger bird e do Revdo Rogwrio pude celebrar algumas vezes ou qual estas celbracoes me elevaram em espirito muito bem.Sou muito grato a todos.
Aqui a litrugia me tocam profundamente. Em nestes primeirtos momentos ainda nao domino o idioma ,,portanto nao estou celebrando..em breve estarei com a graca de Deus. estou caminhando em procura da auto-estima, da confianca e da amizade com Deus pra ser melhor e digno de seus misterios,assim como todos nos devemso nos comportar diante de sua magnitude presenca no Altar do Senhor.Queridos amigos deixo-vos a sos neste momento a meditar jutno com estas fots que vos trago em neste momento e espero que Deus nos oriente nos guie a todos

Desculpe a pontuacao,pois este computador nao tem todos os meios nescessarios, mas espero que compreendam. Att Bro Ivanildo SSF




St Gregory and All Saints.
Below: CHURCH OF THE ADVENT OF CHRIST THE KING..DURING A MASS IN RITE ANGLO-CATHOLIC TRADITIONS I HOPE YOU ENJOY

WITH THE BLESS OF GOOD





Nenhum comentário: