quinta-feira, 23 de outubro de 2008

St James San Thiago

São Tiago apóstolo, o Menor


Apóstolo de Cristo nascido em Nazaré, primo de Jesus e irmão de Judas Tadeu, também conhecido como o Desconhecido, que o evangelista Marcos chamou de o Menor para distinguí-lo de Tiago, irmão de João, entra em cena como bispo de Jerusalém, após o martírio de Tiago, o Maior (42), e após o afastamento de Pedro de Jerusalém. Agricultor, era filho de Alfeu, um irmão de São José, e de Maria Cleófas, prima-irmã de Maria Santíssima. Tornou-se um membro altamente respeitado da recém-nascida comunidade cristã em Jerusalém e é considerado o primeiro bispo de Jerusalém, cuja igreja dirigiu por cerca de vinte anos (42-62). Também chamado de o Justo pelos primeiros cristãos devido à sua grande piedade, sua imagem austera sobressai pela Epístola que dirigiu, como uma encíclica, a todas as comunidades cristãs. Pertencem a ele as tradições Judáico-Cristã preservadas no Evangelho dos Ebionitas, Evangelho dos Hebreus, Elevações de Tiago, na última Epístola Canônica de Tiago e possivelmente em outras obras associadas a seu nome como o Protevangelium, embora haja dúvidas sobre isso. A sua epístola (carta dos Apóstolos e comunidades cristãs primitivas) apresenta autênticos ensinamentos preservados na tradição apostólica oral, com fortes expressões de admoestações e cujo texto continua atualíssimo. Foi um observador da normas judaicas, defendendo que estas normas deveriam fazer parte do Cristianismo. Com isso, tornou-se adversário de Paulo de Tarso nesta questão, mas também foi conciliador e um pregador fervoroso do ensino de Jesus. Seus ensinamentos deram origem à sucessão apostólica Cristã-Judáica de Jerusalém, que contribuiu para a sucessão Síria, Jacobita, Armênia e Georgiana. A sua Liturgia, que se assemelha àquela do Bispo Cyril de Jerusalém (386), parece ser um desenvolvimento de 5 séculos através das tradições apostólicas de Jerusalém e é ainda usada por certos ramos da ortodoxia. Durante a perseguição dos cristãos na Palestina, segundo o historiadores Hegesipo, Clemente de Alexandria e o hebreu Flavius Josephus, o apóstolo teria sido condenado por se recusar a denunciar os cristãos, sendo apedrejado até a morte, por ordem do corpo religioso do Templo, dirigido pelo sumo sacerdote Ananias. Tem sua festa votiva em primeiro de maio.


Today we say mass in honor of St James,,and remembering all his life with Jesus and their apostles..Let see the histoy of this Saint...follow after the history of in portuguese
The James whose shrine is at Santiago de Compostela, in north-west Spain, was the brother of John (possibly the Evangelist). The Gospels (Matthew 4, 21-22; Mark 1, 19-20; Luke 5, 10-11) record that they were fishermen, the sons of Zebedee, partners with Simon Peter, and called by Jesus from mending their nets beside the sea of Galilee at the beginning of his ministry. The Gospel lists of the Twelve (Matthew 10, 2-4; Mark 3, 14-19; Luke 6, 13-16) all include James and John among the first four, and from one of them (Mark 3,17) we learn that Jesus nicknamed them 'the sons of thunder' - perhaps justified by the story (Luke 9, 51-56) that they once wished to call down fire from heaven to destroy a village which had refused them hospitality.

James and John were present at the healing of Peter's mother-in-law (Mark1, 29), and at the raising of Jairus's daughter (Mark 5, 37; Luke 8, 51). They are described in private conversation with Jesus on the mount of Olives (Mark 13, 3). They were also present, with Peter (but not Andrew), at the Transfiguration, a key event in Jesus's life (Matthew 17, 1-13; Mark 9, 2-8; Luke 9, 28-36), and again, the same three disciples are called apart from the others in Gethsemane (Matthew 26, 37; Mark 14, 33).

Their mother Salome - or they themselves - asked Jesus to accord them places on his right and his left when he came into his kingdom (Matthew 20, 20-28; Mark 10, 35-45), when they also declared themselves ready to drink from the same cup as Jesus - i.e. to accept martyrdom. Finally, the sons of Zebedee are specifically mentioned as present at one of the post-resurrection appearances (John 21, 2), on the lakeshore of Tiberias; and among those gathered in the upper room after the ascension (Acts 1, 13). The only certain fact recorded of James afterwards is his martyrdom (Acts 12, 1-2) at the hands of Herod Agrippa I (r. 41-44 A.D.).

He is known as James the Great to distinguish him from James the Less, or James the brother of the Lord (also called by Eusebius James the Just) who became a pillar of the Jerusalem community, and is thought to have been the first bishop of Jerusalem (Galatians 1, 19 and 2, 9). It seems probable that there was a third James, James the son of Alpheus, about whom little more is known.

With Peter and John, James was clearly one of Jesus's closest friends during his ministry, and as such, it is instructive to look for traces of him outside the canonical gospels. Of the 16-odd apocryphal gospels, which have come down to us in more or less fragmentary form, and several of which, to give them the appearance of greater authenticity, are attributed to people who appear in the canonical gospels (eg Thomas, and Mary of Magdala), two are attributed to James the Brother of the Lord, but none to James the Great. The only reference to James the Great in the apocryphal gospels comes in the Gospel of the Ebionites (which survives only in fragments quoted by the 4th century writer Epiphanus), where a version of the story of the call beside the lake of Tiberias is given.

James's absence from the apocryphal gospels is odd, given his pre-eminence in the canonical gospels, but might be explained in part by his early martyrdom, and in part by his departure from Jerusalem: legend has it that when the Apostles divided the known world into missionary zones, the Iberian peninsula fell to James. There is nothing intrinsically implausible about this: Spain was already a well-established part of the Roman world, and Paul, writing in 56 or 57 (Romans 15, 24 & 28), is clear about his own desire to make a missionary journey to Spain. (On the other hand, Paul was generally reluctant to visit places that had been evangelised by others, preferring to found churches of his own, so his reference might be taken as evidence against James having preceded him to Spain ... )

Walking the Via de la Plata (which follows the Roman road north from Seville) today gives you a vivid impression of the Spain James (or Paul) would have known.

7th and 8th century documents (i.e. prior to the discovery of the tomb) refer to the belief that James spent a number of years preaching in Spain before returning to Jerusalem, and martyrdom. His followers are believed to have carried his body down to the coast and put it into a stone boat, which was carried by angels and the wind beyond the Pillars of Hercules (the straits of Gibraltar), to land near Finisterre, at Padrón, on the Atlantic coast of northern Spain. The local Queen, Lupa, provided the team of oxen used to draw the body from Padrón to the site of the marble tomb (Arca Marmorica), a little way inland, which she had also provided. The saint was believed to have been buried with two of his own disciples, Athanasius and Theodore. The site of his tomb was forgotten for some 800 years.

Click here for a fuller account of the literary tradition that grew up around St James.

Early in the 9th century a hermit, Pelayo, was led by a vision to the spot. The tomb was rediscovered, and the relics authenticated as those of St James by the local bishop. Spain at this period sorely needed a new champion or focus to inspire Christians against the invading Moors. The rediscovery came therefore at a most propitious moment. And the pilgrimage began ...

Text adapted by

Br Ivanildo ssf

sábado, 30 de agosto de 2008

COMO FAZER UMA BOA MEDITACAO...E A MANEIRA DE SER DA IGREJA EPSICOPAL NOS ESTADOS UNIDOS SER...



This in San salvador 1.Picture when I leve there for wait the second fly to USA in san Francisco-USA. 2- Picture you can see Paul London and me together at the Parish St John the Evangelist one day at the mass service.3 Picture you can see the center Latin where some time I can go there to see and talk to the people .They are very kind people.3- Picture you can see on the service at the St.John the Evangelist after the mass in court Yard. 4 - picture you can see with the brother of the St Gregory monks..5 at the service communion..6-Br Simon and me at the St Anthony Foundation on service ministries..7-Br Simon at ministry at The St Anthony service help the poor..8-All Saint parish 9-Ladies with em at services ministries at the give food and preparing food for meal and lunch at 11:00 o clock 10- at me at The St Gregory parish
11-12-15-16-17-18 services in SaoPaulo with the dependence of drugs and alcoolic.That one place is belong to the Diocese of Sao Paulo and Reverend Carolino take care this people. 19 and 20 mass at Campinas with the Third Order.I say the mass there..21,22, 23-We receive the visit from the Brothers of the Provicne from USA the America Province..24,25,26, it was my visit to the Venezuela in begin this year and the last picture here it was at Brazil during my last mass at teh S.Lucas Parish. And after the brother james and Reverend Rogerio and Sebastian give to em the franciscan Blessing.I am very thankgiving for everything that tthey abd the community do for me and Brothers in Brazil.I am thankgiving for venezuela that receive me very well in the ministries as visitor and friend of the Holy family parish.Thank you so much everbody..
Br Ivanildo ssf




























O que é meditação?

Sangye Khadro, How to Meditate (Wisdom Publications)


Domar a mente e trazê-la à compreensão da realidade não é um trabalho fácil. Requer um processo lento e gradual de ouvir e ler explicações sobre a natureza das coisas; pensar e analisar cuidadosamente esta informação; e finalmente transformar a mente através da meditação.

A mente pode ser dividida em consciência sensorial — visão, audição, olfato, paladar, tato — e consciência mental. A consciência mental vai desde as nossas experiências mais grosseiras de ódio ou desejo, por exemplo, até o nível mais sutil da calma e claridade completas. Ela inclui nossos processos intelectuais, nossos sentimentos e emoções, nossa memória e nossos sonhos.

A meditação é uma atividade da consciência mental. Ela envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se unidirecionadamente em um objeto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objeto de devoção, ou se comunicar com nossa sabedoria interna. Seu objetivo final é despertar um nível muito sutil de consciência e usá-lo para descobrir a realidade, direta e intuitivamente.

Esta consciência direta e intuitiva de como as coisas são é conhecida como a iluminação, e é o resultado final da prática buddhista. O objetivo de alcançá-la — e a força condutora por trás de toda a prática — é para ajudar os outros a alcançá-la também.

Há muitas técnicas de meditação diferentes e muitas coisas com as quais a mente deve se familiarizar. Entretanto, a meditação não é simplesmente um questão de se sentar uma postura específica ou de respirar de um modo específico; é um estado da mente. Apesar dos melhores resultados geralmente virem quando meditamos em um lugar quieto, podemos meditar enquanto estivermos trabalhando, caminhando, andando de ônibus ou cozinhando um jantar. Um meditador realizou a vacuidade quanto estava cortando madeira e um outro atingiu a concentração unidirecionada enquanto estava limpando a sala de seu professor.

Primeiro, aprendemos a desenvolver o estado meditativo da mente na prática formal, sentada, mas uma vez que estejamos bem nisso, podemos ser mais livres e criativos, e podemos gerar este estado mental a qualquer hora, em qualquer situação. Então, a meditação terá se tornado um meio de vida.

A meditação não é uma coisa estrangeira ou inadequada à mente ocidental. Há diferentes métodos praticados em diferentes culturas, mas todos eles compartilham o princípio comum de que a mente simplesmente se torna familiar com vários aspectos de si mesma. E a mente de cada pessoa, oriental ou ocidental, tem os mesmos elementos básicos e experiências básicas, o mesmo problema básico — e também o mesmo potencial.

A meditação não é um espaçamento ou uma fuga. De fato, é ser totalmente honesto com nós mesmos: dar uma boa olhada no que estamos fazendo e trabalhando, para nos tornarmos mais positivos e úteis, para nós e para os outros. Há tanto aspectos positivos quanto negativos na mente. Os aspectos negativos — nossas desordens mentais ou, literalmente, nossas delusões — incluem a inveja, o ódio, o desejo, o orgulho e coisas assim. Elas surgem de nossa compreensão errônea da realidade e do apego habitual ao modo pelo qual vemos as coisas. Através da meditação, podemos reconhecer nossos erros e ajustar nossa mente para pensar e reagir mais realisticamente, mais honestamente.

A metal, final, a iluminação, é a longo prazo. Mas as meditações feitas com esta meta em mente podem e têm enormes benefícios a curto prazo. Assim que a nossa imagem concreta da realidade se suaviza, desenvolvemos uma auto-imagem mais positiva e realista, e assim ficamos mais relaxados e menos ansiosos. Aprendemos a ter menos expectativas irrealistas das pessoas e coisas ao nosso redor, e portanto encontramos menos desapontamento; os relacionamentos melhoram e a vida se torna mais estável e satisfatória.

Mas lembre-se, os hábitos de toda uma vida são teimosos. Já é muito difícil simplesmente tentar lembrar de nosso ódio e inveja, mas muito menos em fazer um esforço de deter a velha tendência familiar de sentir ou analisar suas causas e seus resultados. Transformar a mente é um processo lento e gradual. É uma questão de liberar a nós mesmos, pouco a pouco, dos padrões instintivos e nocivos de se tornar familiar com os hábitos que necessariamente trazem resultados positivos — para nós.E uma satisfacao muito grande poder compartilhar com voces meus amigos sobre alguma sexperiencias da vida que nos leva ao cotacto com o mundo nao fisico e por isso estes trechos aqui nso eleva aos mais sublimes caminhos de ajudas nas reflexoes que diariamente nso fazemos d enos mesmos ou de outrem , visando semopre primeiro o conhecimento de nossa pseudo alma e nosso comportamento da vida. Temos que ser melhores em tudo e um destas possibildiades e nos conhecer melhor adentrando em nosso proprio ser. Portanto amigos convido a voces a uma profunda reflexao e em meditacao d e si mesmo como criaturas e fontes da vdia criada por Nosso senhor Jesus Cristo.

SECAO DE FOTOS

Amigos as secoes de fotos aqui sao para ilustrar a caminhada franciscana de minha vida pessoal dentro da Ordem religiosa. Ela explicita varias viagens ,que fiz desde a Inglaterra aos Estados UNidos atualmente. Tambem nao posso de mencionar a uma das visitas importantes , que eu fiz a Venzuela no inico deste ano a convite de um padre muito amigo meu que me ajudou e me fizera ainda este convite , quando ainda eu estava aqui em Sao Francisco no Capitulo da Fraternidade em 2007, e participando da missa Dignity Mass eu pude conhece-lo, e desde entao nos tornmos amigos e em seguida no inicio do ano de 2007 em dezembro a janeiro ,pude ficar na casa paroquial e ajudando em parte na Liturgia da Igreja. APude participar da liturgia sempre como irmao franciscano anglicano. Em nenhum moemtno na fe me sentir excluido,,pude visitar bairros pobres , falar o dioma um pouquinho e ouvir espanhol, isto foi de muita valia pra este momento aqui an America, que tenho encontrado muitos latinos..e andano pelas ruas com meu habito eles gritam e me pergunta: hermano comoesta su dia hoy? yo digho esoty muy bien gracais y tu..entonces pudemos hablar un poco en la lengua..e assim vou vivendo..e uam experiencia maravilosa desde Venzuela, ond epude tambemesta em cotacto com o Bispo anglicano e participar de um encontro ecumenico na Igreja Ortodoxa Grega, foi outra experiencia magnifica estando tambem presente o Cardeal Jose ..assim vamos caminhando..etc.
Poso dizer que a cada dia que se passa deus proporciona um encontro diferente que seja com as pessoas,a cultura e sua maneira de ser e em cotnacto com tudo aquilo que crio,.Assim vou conhecendo Deus na coisas que ele criou e nsodeu de forma gratuita e como don da expiacao de nossos pecados..segue a secao de fotos logo acima..
abracos a todos se sejam bem vindos amigos e irmaos.
Br Ivanildo ssf


segunda-feira, 25 de agosto de 2008

a vida da igreja e a oracao como poder em suas suplicas


Queridos amigos hoje vos trago aqui uma meditacao, de um escritor que pauta a sua visao no poder da Oracao e o que ela pode fazer de me,lhor na vida das pessoas e em especial quando ha procura para que o milagre aconteca. Na vida da Igreja, em especial na vida monastica e na vida religiosa e em especial na vida religiosa franciscana um dos aspectos especiais do trabalho como parte da missao com Deus e dialogo com a Suprema Graca, Francisco sempre enfatizou em tudo que fazia o dialogo como Pai na direcao de seus afazeres, o agradecimento, a gratidao e a benevolencia que este Ser Supremo Dom da Graca que esta em cada um de nos.Segue o texto do autor..
Boa meditacao..
Br Ivanildo ssf.

O Poder da Oração PDF Imprimir

Para o bem de cada crente, Deus concedeu-lhe duas grandes e preciosas bênçãos que devemos usar diariamente: a Sua Palavra e a Oração. Pela Sua Palavra Deus revela-nos, alem de muitas coisas mais, a grandeza da Sua bondade e da Sua misericórdia e a certeza de que estas nunca se esgotarão. Pelo Oração o crente reconhece a sua fraqueza e incapacidade de fazer coisa alguma, até mesmo de dirigir bem a sua própria vida, mas que Deus quer e é poderoso para nos sustentar, proteger e guiar. Como é bom falar com o nosso Pai, dizer-Lhe que O amamos, agradecer-Lhe por todas as Suas dádivas e pelo perdão dos nossos pecados. E acima de tudo implorar-Lhe pela nossa família, nossos vizinhos, Sua Igreja e pelos perdidos. Se queremos realmente um avivamento sejamos homens e mulheres de oração.

Os bem conhecidos homens e mulheres da Bíblia, obtiveram poderosas respostas às suas orações. Temos ultimamente considerado as vidas de Samuel, de sua mãe e de David e ficamos impressionados com as respostas que obtiveram de Deus às suas orações. Elias, Eliseu, Isaías, Jeremias, Ezequiel, Josias, Daniel e muitos outros, são a prova de que a oração feita por um justo tem grande poder junto de Deus.

O Senhor Jesus, não obstante ser o Filho Unigénito de Deus, que sempre fez a vontade do Pai, Ele nos estimula a orar, com o seu ensino e com o seu exemplo. Ele ia para os montes e passava noites em oração. O Senhor derramou gotas de sangue em oração. Ele disse que era um dever nosso orarmos sempre e nunca desfalecermos. O Senhor disse ainda para que, quando orássemos, não fôssemos como os hipócritas.., que não usássemos de vãs repetições... mas que entrássemos no nosso quarto e fechássemos a porta e nosso Pai nos recompensaria. Paulo também foi um grande homem de oração. E escreveu: "Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos, e por mim" Ef.6:18,19.

Não foi só nos tempos bíblicos que Deus operou, pequenas e grandes coisas, em resposta às orações do Seu povo. Através dos séculos, e até aos nossos dias, Deus continua a honrar aqueles que O honram, aqueles que O provam e só dEle querem depender para a efectivação da Sua obra. Conhecemos irmãos que, confiando somente no Senhor, e sem fazerem apelos diante dos homens, recorrendo apenas à oração, fizeram grandes obras para Deus. Ainda hoje Deus tem levantado centenas de obreiros, que O servem dedicadamente em vários países do mundo, mesmo expondo a própria vida e confiando somente na fidelidade de Deus. Acreditam piamente que foi o Senhor que os chamou e confiam no poder da oração.

Não é só quando estamos em aflição que devemos orar. Orar é conversar com Deus e dar-Lhe graças por tudo quanto Ele permite que nos aconteça. Nós sabemos que todas as coisas contribuirão para o nosso bem. Quer nas situações difíceis, quer nas coisas fáceis, devemos sempre buscar ao Senhor em oração.

Vou contar-vos um pequenino exemplo: Numa certa igreja havia dois irmãos, muito amigos, mas que a certa altura e por motivos familiares, zangaram-se. Levaram o seu caso aos anciãos e um deles exigia a disciplina do outro e o ser excluído da comunhão da igreja. Os anciãos ouviram os dois e com fortes argumentos bíblicos aconselharam durante horas a que se reconciliassem. Nada conseguiram e as horas iam passando, até que um dos anciãos ajoelhou-se e começou a orar.

Todos ajoelharam e, com lágrimas, pediram ao Senhor a Sua intervenção. Finalmente, um deles, bastante emocionado, levantou-se e foi abraçar o outro e ambos se perdoaram e reconciliaram.

Deus, em poucos minutos, fez o que estes anciãos não puderam, ainda que gastassem horas. A oração dos crentes move o coração de Deus.

Refrigério Edição n.º 119 - Novembro/Dezembro 2007
Autoria: Carlos Alves

REFLEXOES FILOSOFICAS DA VIDA - a amizade


AMIZADE E SENTIDO DA VIDA


A AMIZADE SEGUNDO ARISTÓTELES

Aristóteles, 350 anos antes de Cristo, produziu profundas reflexões sobre a amizade e o seu lugar nas nossas vidas, no seu Ética a Nicómaco.


Dois amigos são uma mesma alma vivendo em dois corpos.
Aristóteles, 384-322 a.C., filósofo grego, citado por Diógenes Laércio em Lives of Eminent Philosophers


Na pobreza como no infortúnio, os homens encontram o seu único refúgio nos amigos.
Aristóteles, 384-322 a.C., filósofo grego, Ética a Nicómaco


A amizade é uma virtude, e é a coisa mais necessária à vida.
Aristóteles, 384-322 a.C., filósofo grego, Ética a Nicómaco


Sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que houvesse outros bens.
Aristóteles, 384-322 a.C., filósofo grego, Ética a Nicómaco



A AMIZADE PARA EPICURO


Epicuro (341-270 a. C.) é o grande filósofo da amizade.
As suas reflexões sobre a amizade conservam plena actualidade.

A amizade avança dançando à volta do mundo, proclamando a todos nós a necessidade de louvarmos a vida feliz.
Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Vaticanas


O mundo inteiro oferece uma casa comum aos homens que amam a amizade: a Terra.
Inscrição epicurista encontrada num pórtico de uma quinta do século II.


De todos os bens que a sabedoria nos faculta como meio de obter a nossa felicidade, o da amizade é de longe o maior.
Epicuro, 341-270 a. C., filósofo grego, Sentenças Principais



A AMIZADE É UM TESOURO

Pensadores mais recentes realçaram a enorme importância da amizade nas nossas vidas. A amizade é um tesouro. Sem ela a vida é um deserto. O sentido da vida depende largamente das nossas redes de amizade.


De todos os presentes que um mortal humano pode querer, que tesouro maior do que um amigo pode ele ter?
N. Grimald, 1519-1562, poeta inglês, Of friendship


A amizade redobra as alegrias e corta os males em metades.
F. Bacon, 1561-1626, filósofo e político inglês, Essays


Sem amizade, uma multidão é só companhia, as caras não são mais do que uma galeria de retratos, e a conversa um simples tinido de címbalos.
Francis Bacon, 1561-1626, filósofo e político inglês, Essays


O inferno está todo na palavra solidão.
Victor Hugo, 1802-1885, escritor francês, citado por E. Morin em Método V


quarta-feira, 13 de agosto de 2008

A LITURGIA


Queridos amigos!!!

Deixo aqui mais algumas informacoes. Cheguei aqui em Sao Francisco ja ha uns dez dias.Nao parei de meditar e fazer reflexoes tambem sobre a minha vida,vida esta que deve ser tomada pela acao do Espirito e prosseguir em busca do desejo de Deus a minha vida.Ao sair doBrasil me propus a estudar, desenvolver as minhas aptidoes e tomar parte de tudo que se faz da minha vida.Lendo a vida dos santos em especial a vida de Sao Francisco, em nemhum momento entrega pela metade.Jesus o grande Mestre dos mestres ,nunca se entregou ao pai pela metade..seu proposito foi completo em si mesmo como cordeiro a espiar sua vida em favor de muitos.
Nos devemos ser inpirados pelos modelos de vida primeiro de nosso salvador, em seguidas daqueles ,que por seguimento da CRuz do Cristo ,se fez seguir em uma identidade maior do que si mesmo.Como franciscano que sou e muito mais o serei ,almejo esta vida pra mim e a tranquilidade de minha alma.Sempre trabalhei em Sao Paulo, como professor da Rede Oficial do Ensino da capital,fui sempre professor.Tenho 21 anos de funcao na area a qual sou formado em Portugues e Ingles.Trabalhei muito com adolescentes e jovens muitos dos quais nao querem nada com a vida e sem perspectivas vao perambulando pela vida afora, ainda mais quando o declinio da escola publica no Brasil esta em frequente ascendese..Os professores sofrem .tem pesssimos salarios e outras desvantagens,, pois nao conseguem mais trabalhar e ver o fruto de seu trabalho render, a administracao da escola publica esta pessima , pois nao ha disciplina e organizacao, o que ha e muita forca e boa vontade da categoria em fazer retornar a um ensino de qualidade , onde a juventude possa ainda resgatar o direito a vida e ao ensino gratuito de qualidade..mais esta umpouco longe de ver. Durante meus ultimo anos no trabalho pude perceber tambem que o estado cria propostas e mas propostas educacionais,mas muitas delas parecem ultrapassadas a um tempo, que nao retorna mais, e o modelo atual de ensino nao acompanham boas perpectivas ao mercado de trabalho ,
e jovens ficam a mercer da sorte se um dia conseguem ou nao.Saem sem saber ler o u escrever e muito menos pensar na vida.Refletibndo sobre meu trabalho antes tambem me sinto cada vez mais resposavel por ser melhor em tudo que sou e faco.Enfim deixei a escola publica e vim a Sociedade de sao Francisco, em San Damiano Frairy , onde estou neste momento..aqui para a formacao de vida religiosa e a vida de San Francisco. Tenho um prazo pra ficar aqui, em media 3 a 4 anos se Deus assim o permitir.Desde que cheguei aqui pude participar de encontros, meditacoes na comunidade, conhecer algumas paroquias :
St Gregory, All Saint, and Chruch of the Advent of Christ the King, a Paroquia que voces irao acompanhar pelas fotos em explendida liturgia Anglo-Catolica.No Brasil fiz parte da Diocese Anglicana de sao Paulo e passei por tres Bispos meus tres grandes Pai em Deus: Dom Glaurco Soares de LIma. Sua Graca Revmo BIspo Hiroshi Ito e Dom Roger Bird. Dom Glauco me recbeu na Igreja e me deu a formacao....Dom Hiroshi Ito me Ordenou e Dom Roger Bird me incentivou a viver na fe da Igreja.sou muito gratos a todos.Por sua Ex,Revmo Riger Bird ajudou me comos tramitos legais em relacao cordial com o nosso Provincial Bro Jude and Richard, para que eu pudesse estar aqui em minha formacao. tambem sei que Sua Graca Revmo Bispo Roger Bird anseia por uma presneca autentica e franciscana em sua Diocese e, nos esperamos o mesmo.Bom aqui estou.Tenho visitado Igrejas com os irmaos ..caminhado ans ruas e visto a realidade tbem de perto...tambem ha muitas injusticas e muitos desempregados e pobres na Cidade de Sao francisco.Sao Franciscoe uma cidade linda, muita ara para se viver e casas ou aluguei sao o dobro dos precos de oputras cidades norte americanas, por iso muitos dormem ao relento e embora receam ajuda do governo, nai e o suficiente, entao sempre vao as paroquias e associacoes que fazem comidas para se alimentarem e tomar um banho e ou trocas de mudas de roupas,,as paroquias e comunidades recebem comidas verduras, paes, doces e muitos outras coisas, e a esta paroquias vao voluntarios que sejam da propria paroquias ou nao ajudar a cozinhar , lavar e limpar os alimentos a serem cozidos e depois distribuem na hora do almoco. tenho ido algumas paroquias anglicanas: St Gregory que esta na primeira foto logo abaixo, All Saint aos sabados pra fazer e distribuir e The Advent of Christ ond enas tercas servimos o almoco, outros moemtnos temo aulas de formacao na Comunidade e missas que se inica pela manha todos os dias as 6:00 da manha e 06:00 da tarde semnore comas oracoes antes da Eucaristia, que e celebrada por um dos irmaos em escalas na casa...etc.As domingos nao temos missas no Friary, vamso as paroquias. Cada um dos irmaos vao a sua paroquia e servem como podem em seus dons . Estive ja por duas vezes na Advent the Christ, o rito da Liturgia aqui e o bem tradicional, anglo catolico. A liturgia e magnifica aos meus ouvidos e meu coracao.Sinto-me muito bem.A missa e chamada de High mass, e cantada, usa-se muitos incensos, ha uma equipe muiot bem treinada para toda a cerimonia do antes e depois da Santa Missa, O padre canta no altar, usa roupas apropriadas como capas ao enrtrar em procissao e depo usa casula pra celebrar voces podem acompanhar a um modelo destas missas nas fotos que seguem. Muito interessante.. O rito e claro como em todas as nossas Igrejas espalhadas por ai afora tem sua diversidade liturgicas e sua maneira e forma de louvar a Deus. Para mim,,em se tratando de Brasil nao ha comparacao. O rito anglo-catolico me atrai e toda a sua performanse, sem desmerecer os outros. Partilhei do pao e do Vinho em nossas paroquais no Brasil e em algumas dela ,pude ate celebrar com a graca de Deus.A ultima dessas foi a Paroquia de Sao Lucas que a pedido de Sua Graca Dom Roger bird e do Revdo Rogwrio pude celebrar algumas vezes ou qual estas celbracoes me elevaram em espirito muito bem.Sou muito grato a todos.
Aqui a litrugia me tocam profundamente. Em nestes primeirtos momentos ainda nao domino o idioma ,,portanto nao estou celebrando..em breve estarei com a graca de Deus. estou caminhando em procura da auto-estima, da confianca e da amizade com Deus pra ser melhor e digno de seus misterios,assim como todos nos devemso nos comportar diante de sua magnitude presenca no Altar do Senhor.Queridos amigos deixo-vos a sos neste momento a meditar jutno com estas fots que vos trago em neste momento e espero que Deus nos oriente nos guie a todos

Desculpe a pontuacao,pois este computador nao tem todos os meios nescessarios, mas espero que compreendam. Att Bro Ivanildo SSF




St Gregory and All Saints.
Below: CHURCH OF THE ADVENT OF CHRIST THE KING..DURING A MASS IN RITE ANGLO-CATHOLIC TRADITIONS I HOPE YOU ENJOY

WITH THE BLESS OF GOOD





segunda-feira, 11 de agosto de 2008

la Iglesia anglicana vista de dentro para fuera

Anglicanismo
Iglesia Anglicana

Ver también: english2.tif (4104 bytes) Anglicanism

La Iglesia Anglicana es la Iglesia de Inglaterra y las iglesias que de ella se han desprendido, como por ejemplo, la Iglesia Episcopal de los Estados Unidos. El anglicanismo se encuentra principalmente en Inglaterra y en territorios que estuvieron bajo la bandera inglesa.

Doctrina
Sus miembros son cristianos y creen que la Iglesia de Inglaterra es una verdadera rama de la Iglesia Católica de Cristo. Se organizan jerárquicamente como la Iglesia Católica, con obispos, pero separados del Papa. Algunas de sus diócesis mantienen gran cercanía con la Iglesia Católica (Ej: En una iglesia dedicada a María se tiene gran devoción a la eucaristía >>>). Otras iglesias anglicanas, sin embargo, se inclinan hacia el protestantismo.

La Iglesia Anglicana se considera libre de la autoridad "extranjera" (del Papa). En cambio tienen como "Gobernador Supremo de la Iglesia" al rey (o reina) de Inglaterra y a él (ella) pertenece "el gobierno de todos los estados, sea civil o eclesiástico, en todas las causas". La Iglesia está por lo tanto sometida al poder del estado.

Reconocen las Sagradas Escrituras como Palabra de Dios, según está contenida en la "versión autorizada", que para ellos es la "King James" (Rey Santiago). Se refiere a la revisión que se hizo bajo el rey James I.

Mantienen que las Sagradas Escrituras son la única autoridad de la fe, en el sentido de que las Escrituras contienen todo lo necesario para la salvación, y que nada que no esté contenido en ellas puede requerirse como artículo de fe.

Reconocen el "Book of Common Prayer" (Libro de Oración Común) como la regla práctica de su fe y culto. Utilizan los tres credos: el de los Apóstoles, el de Nicea y el de San Atanasio.

Creen sólo en dos sacramentos: bautismo y "la cena del Señor", como generalmente necesarios para la salvación. Pero el "Libro de Oración" contiene varias enseñanzas contradictorias sobre la eucaristía. Creen que Jesús está espiritualmente presente en el pan y vino consagrados, a diferencia de la Iglesia Católica profesa que Jesús está real y substancialmente presente con Su Cuerpo, Sangre, Alma y Divinidad en la Eucaristía y que esta ya no contiene pan sino solo apariencia de pan. El matrimonio no es indisoluble (se admite el divorcio). La confesión es una mera declaración del perdón concedido por Dios. Mientras que la Iglesia Católica enseña que el ministro perdona en nombre de Dios: "A quienes perdonen los pecados, queden perdonados, y a quienes no los perdonan, queden sin perdonar" (Jn 10, 23).

Creen tener sacerdotes válidamente ordenados. Pero la Iglesia Católica no reconoce la validez de la ordenación anglicana. Razón: Los anglicanos, separados de Roma, continuaron teniendo verdaderos obispos, ya que la gran mayoría de ellos prefirió ceder ante el rey para no sufrir el martirio. Una notable excepción fue el obispo mártir San Juan Fisher. Los obispos y sacerdotes, aunque estaban apartados de la comunión con Roma, ejercían sacramentos válidos. Sin embargo, después el Rey Enrique VIII nombró a Tomás Cranmer, que no era obispo, como titular de la sede de Canterbury y como su representante sobre la Iglesia Anglicana. Al no ser obispo no podía consagrar válidamente a sacerdotes y obispos ni tener autoridad sobre ellos. El Papa León XIII, en 1880, declaró interrumpida la sucesión apostólica en la iglesia anglicana, por lo cual sus obispos y sacerdotes no son ni lícitamente ni válidamente consagrados.


Historia
Enrique VIII, rey de Inglaterra,
pidió al Papa Clemente VIII, la anulación del matrimonio con su legítima esposa, Catalina de Aragón, para casarse con Ana Bolena. El Papa rehusó basado en el mandato de Cristo: "Lo que Dios unió, no lo separe el hombre" (Mc 10,9). El rey, obstinado en su propósito de divorcio, forzó la separación de la iglesia en Inglaterra de la comunión con Roma en el año 1534. Se declaró a si mismo como único y supremo jefe de la iglesia inglesa.
Antes de su asenso al poder, hablar de la iglesia anglicana era como hablar de la iglesia francesa o española. Es decir, se refería a la Iglesia Católica situada en aquel país, en comunión con el Papa.

Razón de la ruptura: el Papa se negó a concederle a Enrique VIII el divorcio que pedía. El rey respondió ordenando cuatro estatutos contra el Papa y, en noviembre de 1534, se auto-proclama "Cabeza Suprema de la Iglesia de Inglaterra" tras promulgar la ley "The Act of Supremacy". Dicha ley le permitió exigir a sus súbditos un juramento afirmando que el Papa no tenía jurisdicción en Inglaterra. El ministerio de predicar y de administrar los sacramentos se le dejaba al clero, pero los poderes de jurisdicción eclesiástica quedaban en manos del rey.

Los obispos fueron forzados a someterse al rey. El obispo John Fisher prefirió el martirio antes de romper la unidad de la Iglesia. Casi todos los demás obispos cedieron ante el rey. En adelante los obispos fueron elegidos por el rey y permanecían bajo su autoridad aun en las cosas espirituales. Los que permanecieron fieles a su fe católica fueron ferozmente perseguidos, produciéndose numerosos mártires, uno de los mas famosos, el gran amigo de San Juan Fisher, Santo Tomás Moro.

La reina María revocó el
"Act of Supremacy" pero fue luego restaurado por la reina Isabel. En 1640, cuando el Arzobispo Laud trató de introducir algunos cánones de reforma para lograr la independencia espiritual de la iglesia, la Casa de los Comunes, indignada, pasó una resolución unánime declarando que el clero no tenía poder para hacer ningún canon ni constituciones de cualquier tipo en materias de doctrina, disciplina u otra índole, sin el consentimiento del Parlamento. (Resolución, 16 de diciembre de 1640).

Hasta el 1833, la corona ejerció la jurisdicción sobre la iglesia por medio de la Corte de los Delegados. En ese año se abolió la corte y se transfirió el poder a al Consejo del Rey. Los estatutos (2 y 3 William IV, xcii) expresamente manifiestan que sus decisiones son finales. Este tribunal no profesa, teóricamente, decidir sobre artículos de fe pero la historia demuestra que de hecho sí lo hace. En 1850, por ejemplo, el señor Gorham rechazó la doctrina de la regeneración bautismal. A pesar de la objeción de su obispo la corona defendió su propuesta.

En 1904 se asignó una comisión real para investigar las quejas contra la disciplina eclesiástica; y en julio de 1906 se publicó un informe declarando que nunca se habían observado uniformemente las leyes de culto público y recomendando la formación de una corte que, mientras ejerciera jurisdicción real, debería aceptar la autoridad episcopal en cuestiones de doctrina o liturgia.

Fuera de Inglaterra y Gales, el anglicanismo moderno es independiente del estado. Pero aún en esos países, el gobierno de la iglesia no está sólo en manos del episcopado. Conducen sínodos en los que los laicos tienen gran poder para cambiar la doctrina.

Com afeto e amizade

Bro Ivan ssf